quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Florescimentos de diatomáceas: VERDETES


A zona costeira de Sergipe é caracterizada pela presença de um costão arenoso de baixa declividade, constantemente batido pelas ondas, com ausência de formações rochosas. Na zona de rebentação, são comuns as ocorrências de densos florescimentos de diatomáceas durante certas épocas do ano. Estes florescimentos são depositados pelas ondas na areia formando agregados de material viscoso de cor marrom-esverdeado escuro, parecendo manchas de petróleo.

O fenômeno denominado popularmente de 'Verdete' tem sido observado por muitas décadas, segundo antigos pescadores da região, os quais associam os verdetes às chuvas. De fato, os baixos valores de salinidade, a elevada turbidez e a enorme carga de detritos orgânicos originados das regiões estuarina próximas (materiais dos rios e dos manguezais), observados ao longo da costa de Sergipe, são consequências do volume de descarga de água doce devido às chuvas.
Com as recentes chuvas, as lagoas costeiras transbordaram carregando para a zona de rebentação um grande volume de água doce, rica em nutrientes provenientes da decomposição de matéria orgânica. Na última terça-feira dia 30/08/2011, documentamos um denso florescimento constituido em sua maioria pela diatomácea da espécie Asterionellopsis glacialis (Castracane) Round (imagem acima), na proximidade de pequenas barras (barretas) geradas pela descarga das lagoas costeiras. O gênero Asterionellopsis tem sido registrado em florescimentos ("blooms") que ocorreram em diversas regiões do globo, porém a espécie citada acima, é comum no litoral sergipano.

6 comentários:

  1. Excelente texto... Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom professor! Procurarei observar mais os seus textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos esclarecimentos professor, muito útil para que possamos conviver com os eventos naturais do nosso estado! Gostaria de saber se esses eventos naturais são capazes também de produzir uma espuma branca e densa que por muitas vezes já observei no litoral sergipano? Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Ilhéus acontece a mesma coisa.... espero poder, em breve, te enviar fotos. Já existe uma dissertação sobre o tema aqui - você quer ? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Claro que sim, por favor envie para ahimsaster@gmail.com
      Obrigado

      Excluir